segunda-feira, 12 de julho de 2010

O Bem e o Mal

Li essa semana o livro " O Historiador", de Elisabeth Kosova. Muito bom, embora a primeira metade seja um pouco cansativa.

Algo me chamou a atenção. A princípio concordei prontamente, mas pensando melhor, acho que não ou nem tanto. Observem o trecho:

"Com a sua inflexível honestidade, pode ver qual é a lição da História disse [ Drácula]. A História ensinou-nos que a natureza do homem é má, de uma maldade sublime. O bem não é aperfeiçoável, o mal sim." Página 549

Uma análise rápida confirmaria essa teoria: o quanto se estuda e se fabrica armas de destruição em massa, sejam químicas ou físicas. O quanto se propaga ódio, terror, morte e crueldade no mundo através das religiões e dos meios de comunicação.

A barbárie da antiguidade se mistura com a tecnologia armamentista dos dias de hoje. Faz guerra por qualquer motivo. Briga-se por qualquer motivo. Mata-se por qualquer motivo. Realmente o Mal se aperfeiçoou.

Mas o Bem tambem não. Através das contas bancárias ajudamos pessoas em vários lugares do mundo. Através dos próprios meios de comunicação, propagamos mensagens de amor, fraternidade e caridade. O mal ainda domina, mas o bem está sempre ali tentando ultrapassá-lo.

Outra coisa que me chamou a atenção foi a luta dos protagonistas com Drácula. Parecia ser esse o maior inimigo deles. Temos medo dos inimigos da ficção. Mas será que não nos causa mais medo e mais danos os inimigos reais: a violência, o egoísmo e a crueldade?

Hoje o meu maior inimigo pessoal é a doença e a falta de esperança que às vezes vem com ela. Mas da mesma forma temo a violência de todas as maneiras possíveis (trânsito, guerras, assaltos, mortes).

Bem e Mal se aperfeiçoaram através dos tempos. O problema é que hoje este último está em voga.

3 comentários:

  1. Interessante esse livro, aliás esses que são cansativos no começo mas depois começam a prender à atenção dos leitores são os que deixam a cabeça da gente a mil por horas depois de lê-los... Com ctz o bem e o mal realmente se aperfeiçoaram durante os anos, achei mt interessante essa observação, até mesmo se mutaram, creio que a violencia, o panico, doenças mentais, são uma mutação do medo. Eu me considero uma pessoa mt medrosa, mas tenho ctz que sou uma pessoa do bem, agora por que será que ao pensar assim eu ainda continuo sendo medrosa? Enfim, reflexões!

    Bjss

    www.amandaapaulaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá menina, passei aqui para conhecer seu blog.

    parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua analise do texto.
    Sou daquelas que acredita que o bem vence no final ( assim espero) sempre!!
    Beijocas

    ResponderExcluir